Você nunca mais vai jogar fora as sementes da abóbora! Saiba o motivo agora!




A abóbora faz parte da cozinha brasileira, já que com o alimento podemos preparar diversos pratos, como sopas, tortas, doces, entre outros. O fruto é muito rico em vitaminas. Além disso, a abóbora não possui muitas calorias. Porém, muitas pessoas desconhecem os benefícios da semente de abóbora. Ou seja: na hora de preparar o alimento jogamos fora essa parte rica do fruto.

As sementes da abóbora são tão ricas em nutrientes e vitaminas quanto a polpa do fruto. Podemos consumi-las cruas, cozidas, ou junto com outros alimentos. O importante é não jogar fora este rico alimento. Na semente da abóbora podemos encontrar compostos bioativos, que podem prevenir várias doenças no organismo.

Lista de benefícios da semente de abóbora

1- Proteínas e Fibras

Em apenas 100 gramas de sementes de abóbora encontramos: proteínas (18 gramas); fibras (18,4 gramas) e apenas 446 calorias.  Além disso, nas sementes da abóbora ainda existem a presença de vitaminas e minerais (ferro, magnésio, zinco e fósforo).

2- Potássio

O potássio é o principal aliado na luta contra a hipertensão arterial. Além disso, o mineral ajuda na redução de pedra nos rins, contribuindo ainda na diminuição de perda de massa óssea. As sementes de abóbora possuem uma grande quantidade de potássio, pois em 100 gramas do alimento existem cerca de 920 mg do mineral.

3- Magnésio

Depois do potássio, o magnésio é o mineral mais importante para o organismo humano. O magnésio tem a capacidade de contrair e relaxar os músculos, manter os níveis de glicemia e da pressão sanguínea, o que ajuda no fornecimento de energia para o corpo e, ainda, na produção de proteínas. As sementes de abóbora possuem grande quantidade de magnésio em sua composição.


4- Sistema imunológico

A cada 100 gramas de semente de abóbora são encontradas 10 mg de zinco, que é um mineral essencial para manter nosso sistema imunológico forte para combater a entrada de vírus e bactérias que provocam doenças.

5- Próstata

O óleo extraído das sementes de abóbora é importante para manter a saúde da próstata. Além disso, a semente do fruto também é capaz de prevenir o aumento do órgão (próstata benigna). Isto se deve ao fato das sementes do fruto conter fitosterois, que são excelentes para combater o aumento do órgão no homem.

6- Depressão

Atualmente, a doença que mais afeta as pessoas é sem dúvidas a depressão. Porém, ela pode ser combatida com o consumo de sementes de abóbora, pois o alimento possui substâncias que agem naturalmente para manter o bom humor das pessoas. Além disso, o alimento contém triptófano, que ajuda as pessoas a ter um sono tranquilo.

7- Vermífugo natural

Os fitoesterois, que são antioxidantes presentes nas sementes da abóbora, ajudam a combater a presença de vermes em adultos e, principalmente, em crianças. Além disso, o alimento é capaz de combater o colesterol ruim (LDL) da corrente sanguínea, contribuindo para a diminuição de doenças como infarto.

Como consumir as sementes da abóbora

Há várias formas de inserir as sementes da abóbora na dieta alimentar do cotidiano. É possível torrar as sementes e, então, adiciona-las em saladas, sopas, cereais, molhos e etc. Já a indústria realiza a extração do óleo da semente de abóbora para levar os benefícios do alimento até a mesa dos brasileiros.

E você gostou de conhecer os benefícios da semente de abóbora? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Loading...