Você não imagina como a batata beneficia sua saúde. Saiba mais!




Embora esta planta seja um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, os benefícios da batata-inglesa ainda são pouco conhecidos pela população. Para saber quais são esses benefícios e como o consumo desta batata é fundamental apara a saúde, confira nosso post.

Lista com 11 benefícios da batata-inglesa

1 – Equilibra a pressão arterial

Por se tratar de um alimento rico em potássio e em um composto químico chamado de kukoamines, a batata-inglesa atua na diminuição da pressão arterial, exercendo um papel fundamental na prevenção e tratamento da hipertensão.

2 – Reduz os níveis de colesterol

Entre os benefícios da batata-inglesa, destaca-se o poder que ela tem ao reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo, o que os médicos chamam de LDL.

Com isso, o consumo regular de batata favorece a saúde das artérias e também diminui consideravelmente os riscos de infarto ou derrame. Vale ressaltar que este benefício é possível graças às excelentes quantidades de carotenóides contidos nesta planta.

3 – Combate a anemia

Pelo fato de a batata ser muito rica em ferro, ela consiste em um dos principais alimentos responsáveis pela prevenção e tratamento de processos anêmicos, situação muito comum em idosos e crianças.

4 – Inibe a ocorrência de pedras nos rins

Devido ao alto índice de magnésio presente na batata-inglesa, ela atua na prevenção quanto ao aparecimento de pedras nos rins, ajudando também na limpeza e desintoxicação desse órgão.

5 – Fortalece as defesas imunológicas

Por conter diversas substâncias altamente positivas para a saúde, entre elas a vitamina C, B e o potássio, os benefícios da batata-inglesa se estendem para as defesas imunológicas, diminuindo os riscos quanto ao surgimento de inúmeras doenças.

6 – Combate doenças reumáticas

Além de outras substâncias, a batata-inglesa é rica em magnésio e em cálcio, duas substâncias essenciais para a saúde óssea.

Com isso, além de prevenir a ocorrência da osteoporose, ela previne e alivia os principais sintomas relacionados às doenças reumáticas, como dores e inchaço.


7 – É uma excelente fonte de energia

Não é por acaso que a batata-inglesa está entre os alimentos mais consumidos no mundo. Ela consiste numa excelente fonte de carboidratos, substância crucial para a geração de energia pelo organismo.

8 – Melhora as atividades cerebrais

Graças aos aminoácidos e à vitamina B presentes nesta planta, os benefícios da batata-inglesa também favorecem as atividades cerebrais, aumentando o desempenho da memória, concentração e a capacidade de aprendizado.

9 – Hidrata o corpo

A batata-inglesa é riquíssima em minerais e, exatamente por esta razão, ela exerce um papel crucial para manter o organismo bem hidratado, evitando o ressecamento da pele, unhas e cabelos.

10 – Rejuvenesce a pele

Além dos muitos benefícios para a saúde, a batata-inglesa também favorece a beleza. Esta planta inibe o envelhecimento precoce, combate olheiras e suaviza aquele aspecto cansado que algumas vezes a pele apresenta.

11 – Previne problemas estomacais

Ainda que muitas pessoas desconheçam esta informação, a batata funciona como um verdadeiro bálsamo para o estômago, auxiliando no tratamento de úlcera, gastrite etc.

Como usufruir dos benefícios da batata-inglesa?

Para obter o máximo resultado com relação aos benefícios oferecidos pela batata, é indispensável priorizar o consumo dela com pouca quantidade de óleo e sal.

Ou seja, fritar a batata ou até mesmo misturá-la em comidas muito gordurosas como o bacon, por exemplo, bloqueia todos os benefícios mencionadas anteriormente. Desse modo, a melhor maneira de consumir batatas é utilizá-las no preparo de:

  • Sopas com outros legumes (abobrinha, cenoura, chuchu etc);
  • Refogados com legumes sortidos e especiarias (curry, açafrão-da-terra etc);
  • Saladas com folhas verdes e tomate;
  • Purês (com leite desnatado);
  • Batatas assadas com legumes (berinjela, tomate, quiabo, brócolis etc) e alguns fios de azeite;
  • Batata recheada com ingredientes menos gordurosos (tomate, queijos magros, orégano etc).
  • Arroz temperado com legumes sortidos e uva passa.

Todas essas informações demonstram que, ao usufruir dos benefícios da batata-inglesa, além de obter muito mais saúde é possível tornar as refeições bem saborosas sem que elas sejam necessariamente muito calóricas.


Loading...