Este é o alimento mais consumido na Europa: saiba como prepará-lo!




Todas as pessoas que desejam uma alimentação mais saudável e nutritiva sempre perguntam a melhor forma de como fazer aspargos, já que este é um alimento extremamente benéfico para a saúde. Para saber como prepará-lo de forma saudável e usufruir de todos os benefícios deste alimento, confira nosso post.

Passo a passo de como fazer aspargos

1 – Ao escolher os aspargos frescos para comprar, seja em feiras ou em supermercados, é importante optar por aqueles com espessura mais grossa, já que de forma geral eles são mais saborosos.

2 – O aspargo é formado de uma cabeça, corpo e raiz. Para prepará-lo, é necessário utilizar uma faquinha e remover os brotinhos em formato de triângulo localizados no “corpo” no aspargo, mantendo apenas os brotinhos da cabeça e da raiz (que posteriormente será removida).

3 – Lavar bem os aspargos em água corrente, esfregando-os suavemente com as mãos ou com uma bucha nova. Retirar os aspargos da água e secá-los cuidadosamente com um pano de prato limpo.

4 – Remover a pele dos aspargos com a ajuda de um descascador de alimentos. Isso é necessário em virtude de a pele deste vegetal conter um sabor amargo, o que prejudicaria o resultado final.

Depois de removida a pele, os aspargos não podem mais ser lavados, sendo que eles deverão ficar enrolados em um pano de prato.

5 – O próximo passo de como fazer aspargos trata-se de remover a raiz. Isso pode ser feito com as mãos ou com a ajuda de uma faca. Obs.: depois que a pele dos aspargos é removida, torna-se mais fácil “quebrar” a raiz.

6 – Para cerca de 15 aspargos verdes grossos, é preciso colocar 2 colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira, levá-la ao fogo médio e aguardar até que a manteiga derreta.


7 – Depois disso, adicionar pequenas cebolas picadas e deixar por 2 ou 3 minutos. Logo em seguida, acrescentar os aspargos, lembrando que todos eles deverão manter contato com o fundo da frigideira. Por isso, a depender do tamanho da frigideira, é necessário cozinhar os aspargos em 2 ou mais etapas.

8 – Enquanto os aspargos estiverem na frigideira (mantendo sempre em fogo médio), é necessário virá-los de vez em quando para que ele fique bem cozido por todos os lados, lembrando também de manter o volume da manteiga. Sobretudo no caso de aspargos grossos, é necessário cozinhá-los com a frigideira tampada.

9 – O tempo necessário para o cozimento depende da espessura do aspargo, podendo variar de 2 a 5 minutos para aspargos finos/médios e até 15 minutos para aspargos grossos.

10 – Para ver se os aspargos estão bons, basta tocá-los com o garfo buscando verificar se eles estão duros. Caso seja necessário, também pode cortar um pedacinho do aspargo e verificar a textura ideal.

11 – No caso das pessoas que gostam de aspargos mais crocantes, eles não deverão ficar cozinhando por muito tempo.

12 – Retirar os aspargos da frigideira, adicionar sal, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha e servir imediatamente. Obs.: o sal só deve ser colocado ao final do processo, nunca durante o cozimento.

Os aspargos cozidos também poderão ser armazenados em um recipiente com tampa (devendo ser tampado apenas quando eles estiverem em temperatura ambiente) e guardados na geladeira por até 3 dias.

Eles poderão ser aquecidos tanto na frigideira quanto no micro-ondas, sendo uma excelente opção para refeições mais leves durante a semana, principalmente no jantar.

Como é possível perceber, aprender como fazer aspargos é algo muito mais simples que as pessoas imaginam. Além de saboroso, este vegetal faz um bem imenso para a saúde.

 


Loading...