Confira sete benefícios incríveis do nabo para a saúde!




O nabo, que também é conhecido por tubérculo de nabo, é um vegetal pouco calórico. Seu consumo é excelente para realizar a manutenção do organismo e manter o corpo em boa forma. Conheça logo abaixo todos os benefícios do nabo para sua saúde e bem estar.

Há milhares de anos, os gregos e romanos já consumiam o nabo em suas principais refeições. Este vegetal é da mesma família da couve, repolho e brócolis. Segundo dados históricos, os colonizadores portugueses que trouxeram este tubérculo para o Brasil. De lá para cá, ganhou a mesa dos brasileiros, sendo muito consumido devido a suas propriedades.

Veja lista de benefícios do nabo

1- Ajuda a Emagrecer

Para quem não sabe, os tubérculos são excelentes para ajudar no processo de emagrecimento. Além disso, este tipo de alimento tem poucas calorias, o que ajuda na perda de peso. O nabo tem muitas fibras e, com isso, ajuda na sensação de saciedade. Assim, as pessoas não ficam com fome antes da hora, evitando a ingestão de calorias a mais.

2- Intestino

As fibras do nabo também são as responsáveis por manter o bom funcionamento do sistema digestivo. Dessa forma, ocorre a evacuação de forma natural. Além disso, o tubérculo previne a prisão de ventre, ajudando também no processo de eliminação de toxinas do organismo.

3- Prevenção do Câncer

O nabo é excelente para prevenir doenças crônicas como o câncer, por exemplo. Isto se deve a presença de glucosinolatos, que são substâncias que dão certo amargor para tubérculos. Este tipo de substância possui ação contra os efeitos de doenças como câncer.

Além disso, o nabo também tem uma grande quantidade de vitamina C e manganês, que são nutrientes capazes de combater radicais livres.


4- Saúde do Coração

O nabo tem grande quantidade de potássio, que realiza ação vasodilatadora, contribuindo para a eliminação de sódio pelo organismo. Já a vitamina C, também presente no nabo em boa quantidade, ajuda na eliminação do colesterol ruim do organismo.

5- Proteção dos Olhos

A vitamina C é eficiente para prevenir as doenças dos olhos, como a catarata, que afeta principalmente pessoas mais idosas. Desta forma, é recomendável que pessoas mais velhas consumam nabo em suas refeições. Além disso, os jovens também devem fazer o mesmo, pois algumas doenças dos olhos não “escolhem” a idade para afetar a saúde ocular.

6- Asma

Muitas pessoas não sabem, mas os tubérculos são excelentes para pessoas que sofrem com asma. Isto acontece devido a ação da vitamina C presente no tubérculo no organismo.

O efeito protetor da vitamina C no organismo de pessoas asmáticas está associado as propriedades contra a poluição. Assim, a pessoa deixa de sofrer com a ação da poluição, melhorando seu quadro asmático que ficará controlado com o consumo do alimento no dia a dia.

7- Saúde da Pele e dos Cabelos

A vitamina C tem ação antioxidante e, dessa forma, ajuda a evitar o envelhecimento da pele, prevenindo manchas e rugas na pele. Já o cobre presente no nabo ajuda na manutenção da cor dos cabelos. Isto corre por que o cobre é muito importante na síntese da melanina no organismo.

Agora você conhece todos os benefícios do nabo para você e sua família. Então, trate de colocar este tubérculo na sua dieta do dia a dia. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, pois eles vão gostar de saber disto!


Loading...