Como rechear churros



Ingredientes
– 1 lata de leite condensado
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo
– 1 xícara (chá) de fubá
– 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 1/2 colher (chá) de fermento em pó
– 500 ml de água
– 1 pitada de sal
– 2 colheres (sopa) de óleo de canola (para a massa)
– óleo canola (para ferver os churros)
– 2 colheres (sopa) de açúcar refinado (para a massa)
– 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado (para ‘empanar’ os churros já fritos)
– 1/4 xícara (chá) de canela em pó (para ‘empanar’ os churros já fritos)
Modo de preparo
Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão e cubra com água, tampe e leve ao fogo. Quando começar a fazer pressão, conte 20 minutos (ponto médio) e desligue o fogo, mas ainda deixe repousando por mais 10 minutos, sem abrir a panela, espere esfriar totalmente antes de abri-la. Abrir a lata ainda quente pode respingar doce quente sobre você.

Retire o doce de leite da lata quando estiver frio, leve em um recipiente e bata com ajuda de um fouet ou garfo até obter uma consistência cremosa. Reserve.

Coloque os 500 ml de óleo no fogo baixo e deixe aquecendo.

Enquanto isso, em uma panela, leve a água ao fogo até ferver. Adicione o sal, as 2 colheres de sopa de óleo e 2 colheres de sopa de açúcar. Incorpore os ingredientes secos e misturados à panela com água e vá misturando bem. Quando formar uma massa homogênea e pesada, continue mexendo deixando o fubá cozinhar por mais 3 minutos. A massa está pronta quando soltar do fundo da panela.


Caso você tenha a máquina de churros, coloque a massa na máquina. Se não possuir, use saco de confeiteiro com bico especial (resulta no churros sem furo no meio).

Com o óleo em ponto de fritura, vá soltando os churros diretamente na panela (moldá-los e reservá-los para fritar depois faz com que a massa grude e perca o furo do meio). Frite por 1 minuto, 2 no máximo. Retire-os com ajuda de uma escumadeira e logo em seguida passe-os na mistura de açúcar e canela.

Para recheá-lo, use um bico especial ou uma seringa culinária.

Mini-churros

Caso prefira, há ainda a possibilidade de fazer mini-churros, sem o furo no meio, para passar no doce de leite (chocolate, goiabada, etc). Neste caso, a massa é modelada também com a máquina de churros, mas é possível fazê-los antes de fritar. Use uma superfície lisa, coloque a massa na máquina, aperte e vá cortando em pequenos pedaços, conforme a preferência.

Reprodução

Reprodução

Para fritar, coloque 3 churros sobre uma escumadeira e leve até o óleo, evitando assim de o óleo respingar e causar queimaduras.

Dicas: 

– Se você não tem a máquina de churros, nem o saco de confeiteiro com o bico apropriado, pode adaptar um saquinho que tiver em casa. Neste caso, o churros sairá também sem o furo no meio e sem as voltinhas da borda.

– Para rechear o churros feito no saco de confeiteiro ou no saquinho adaptado é necessário fazer o furo no meio com ajuda de um palito de churrasco ou canudo e rechear com um bico especial para recheio ou uma seringa culinária.

– Caso queira, substitua o recheio (chocolate, goiabada, leite condensado, etc).


Loading...