Camaféu de Nozes

Camaféu de Nozes são brigadeiros de nozes banhados em fondant. Eles marcam presença em festas, casamentos e são excelentes para presentear no natal.

Serve: 20

Tempo Total: 1 h /  Tempo de preparo:  35 min / Tempo de Cozimento: 25 min

Ingredientes:
 
Para a Massa do Camaféu de Nozes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas grandes
  • 1 copo americano de nozes sem casca e moídas
  • 1 colher de (sopa) de manteiga sem sal (amolecida), mais extra para untar as mãos
  • 1/2 colher de (chá) de essência de baunilha
  • 20 nozes inteiras sem casca para decorar o topo dos doces
  • 1 spray alimentício dourado para tingir as nozes (opcional)

Para o ” Fondant ” Caseiro:

  • 500 g de açúcar de confeiteiro
  • 1/4 copo americano de leite integral (líquido), mais um pouco se necessário
  • 1 colher de (sopa) de suco de limão fresco

Modo de preparo:
 
Prepare a massa do Camaféu de Nozes:

1. Em uma panela média, misture o leite condensado, as gemas, as nozes moídas, e manteiga. Cozinhe em fogo médio (boca grande), mexendo sempre, até a mistura engrossar e o fundo da panela começar a aparecer (cerca de 5 minutos). Retire do fogo e misture a baunilha.

2. Despeje a mistura em um prato untado e deixe esfriar.


3. Unte as mãos com manteiga. Usando uma colher de sopa como medida, enrole os docinhos em forma de croquetes (oval e longo) e ponha em um prato untado.

4. Se desejar, numa forma forrada com papel manteiga, distribua as nozes em uma só camada e tinja com um spray alimentício dourado. Deixe secar à temperatura ambiente.

Para preparar o ” fondant ” caseiro:

1. Coloque o açúcar de confeiteiro, leite e suco de limão em uma tigela de vidro ou outra resistente ao calor. Misture até obter uma mistura homogénea. Coloque a tigela em uma forma maior que a tigela e que esteja cheia de água fervente (cerca de 3 a 4 dedos de água fervente). Continue a mexer até que o açúcar tenha derretido por completo.

2. Com um garfo, mergulhe cada camaféu de nozes no ” fondant ” caseiro, deixando escorrer todo o excesso do “fondant.”

3. Coloque uma noz sem casca com cuidado por cima de cada camaféu enquanto ele ainda esteja mole para que a noz seja pregada. Com o auxílio do cabo de outro garfo, deslize os camaféus de nozes sobre uma superfície lisa untada e deixe que o “fondant” se solidifique por completo. Apare as pontas ou excesso com uma faca.

4. Transfira cada camaféu de nozes para uma forminha de doces.

OBS: Misture umas poucas gotas de leite ao fondant caseiro toda vez que ele começar a ficar muito grosso. Cuidado para não colocar demais ou então ele ficará muito fino. Se por acaso o fondant ficar muito fino, adicione um pouco de açúcar de confeiteiro. Mantenha a tigela do fondant no banho-maria todo o tempo para evitar que ele se solidifique. Limpe o garfo antes de banhar cada um dos doces ou o fondant ficará sujo da massa dos doces.

Armazenamento: Os camaféus de nozes devem ser guardados em um recipiente limpo e tampado à temperatura ambiente por até 2 dias. Se quiser, os doces (sem o “fondant”) poderão ser congelados por até 3 meses. Para isso, arrume os docinhos não banhados no “fondant” em camadas separadas por filme plástico e guarde em um recipiente limpo, bem tampado e etiquetado com a data. Descongele os docinhos à temperatura ambiente e banhe-os com o “fondant” caseiro.

Olá Galera, Eu sou o Chef Alex Granig e espero que você tenha gostado dessa receitinha! Abaixo vou deixar algumas receitas que separei para este natal, recomendo que vocês confiram pois tem muita coisa boa para incrementar a sua ceia de natal e o seu reveillon! Um grande abraço a todos, do seu amigo de sempre Alex Granig!

Confira agora Receitas para o Natal: