Bolo trufa de chocolate

Para a massa precisei de:
3 gemas
3 claras em neve
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio de trufas:
300 gramas de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite
1 colher (chá) de rum

Para a cobertura usei:
200 gramas de chocolate ao leite
100 gramas de creme de leite
gotas de chocolate para decorar



Fiz assim:
Massa – Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Passe todos os ingredientes secos pela peneira.
Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Sem parar de bater, acrecente aos poucos os ingredientes secos, sempre alternando com o leite. Deslique a batedeira e misture as claras em neve.
Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio por cerca de 45 minutos. Espere esfriar um pouco e desenforme para a rechear.

Recheio de trufa – Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Adicione o creme de leite e rum. Coloque na geladeira por uns 15 minutinhos para ganhar consistência e ficar mais fácil de trabalhar.

Cobertura – Derreta o chocolate e adicione o creme de leite. Leve à geladeira também por cerca de 15 minutos para ficar mais firme.

Para a montagem, corte o bolo ao meio e espalhe o recheio de trufa. Coloque a outra metade da massa e cubra toda a superfície e laterais com o chocolate da cobertura. Enfeite (opcional) com gotas de chocolate ou salpique cacau em pó

Olá Galera, Eu sou o Chef Alex Granig e espero que você tenha gostado dessa receitinha! Abaixo vou deixar algumas receitas que separei para este natal, recomendo que vocês confiram pois tem muita coisa boa para incrementar a sua ceia de natal e o seu reveillon! Um grande abraço a todos, do seu amigo de sempre Alex Granig!

Confira agora Receitas para o Natal: